DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO – Microbiológica

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Dia Mundial da Alimentação começou a ser celebrado em 1981, como uma forma de conscientizar a população de que é preciso se manter informado em questões como nutrição e alimentação para manter a saúde em dia. 

Esta data é marcada também pela criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Durante os últimos anos, eventos realizados neste dia apresentaram temas relacionados à alimentação. Este ano, o tema é “Cresça, alimente, sustente. Juntos”, onde lança um apelo à solidariedade global, dentro do cenário de pandemia de Covid-19, para ajudar as pessoas mais vulneráveis a se recuperar e tornar os sistemas alimentares mais sustentáveis, fortes e resilientes.

Dia Mundial da Alimentação é comemorado em 16 de outubro e os eventos são organizados em mais de 150 países, tornando-se um dos dias mais celebrados no calendário da ONU. O objetivo dessa comemoração é de conscientizar a ação global para aqueles que sofrem com a fome e a necessidade de garantir a segurança alimentar e dietas nutritivas para todos.

Segundo dados do relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo 2020″ (State of Food Security and Nutrition – SOFI)”, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por outros fundos, cerca de 750 milhões pessoas foram expostas a níveis graves de insegurança alimentar em 2019.

Neste importante dia, além de falarmos sobre as ações mundiais relacionadas à promoção da alimentação segura a toda população, não podemos esquecer a má nutrição de pessoas com excesso de peso e do estilo de vida atual, que também é preocupante para a saúde como um todo. Temos que ser conscientes destes dois quadros nutricionais que a população se encontra e de como podemos intervir com estratégias nutricionais efetivas e políticas públicas mais assertivas.

A quantidade de subnutridos no mundo aumentou nos últimos três anos para 821 milhões e os conflitos armados, a desaceleração e o crescimento negativo, as mudanças climáticas e a desigualdade social são os principais causadores do aumento da insegurança alimentar, ressaltou o Representante da FAO no Brasi, Rafael Zavala.

“Os números globais de desnutrição crescem e mostram que uma alimentação nutritiva ainda está longe de se tornar um bem comum. Enquanto lutamos contra a fome, a obesidade aumenta de forma ainda mais rápida. Hoje, são 672 milhões de adultos obesos em todo o planeta”, disse o representante que, ainda, complementou: “temos que abordar a obesidade como uma questão pública, não como um problema individual”.

No Brasil por exemplo, enquanto a fome atinge menos de 2,5% da população, a obesidade já afeta quase 20% dos brasileiros. Em algumas regiões, como o Nordeste, outras facetas da má nutrição ainda persistem: a desnutrição infantil, por exemplo, segue acima dos 5%.

É inaceitável que a fome aumente num momento em que o mundo desperdiça toneladas de alimentos por ano.  Vamos nos conscientizar !!

Fontes : http://www.fao.org/world-food-day/themes/en/

               http://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/pt/c/1238704/

               http://www.crn3.org.br/Noticia/Por-que-se-comemora-o-Dia-Mundial-da-Alimentacao    

         

editor

Os comentários estão fechados.
Desenvolvido pela Equilíbrio Digital.