Teste para Escherichia coli e os cuidados com a “falsa” fluorescência! – Microbiológica

Teste para Escherichia coli e os cuidados com a “falsa” fluorescência!

Teste para Escherichia coli e os cuidados com a “falsa” fluorescência!

O monitoramento da qualidade da água potável é de uma importância ímpar para a manutenção da vida, seja para a utilização no consumo humano de forma direta, ou na fabricação de alimentação, na agricultura, ou como matéria-prima para as indústrias e por estes e tantos outros motivos que o controle se torna fundamental.

Um dos testes requerido para esse monitoramento é a pesquisa de Escherichia coli, que pode ser pesquisada de acordo com algumas técnicas apresentadas no compêndios e normas vigentes, mas independente de qual metodologia será a opção de escolha, é imprescindível que se tenha muito cuidado no momento de aquisição dos materiais que irão compor esta análise.

Uma das etapas que confere o teste confirmatório para um dos tipos de metodologia para pesquisa de Escherichia coli é a produção de fluorescência quando exposta à luz ultravioleta (UV), isso ocorre por conta de sua capacidade em produzir beta-glicuronidase em presença de MUG (4-methyl-umbelipheril-b-D-glucuronide), esse resultado confere a análise a característica de positividade para Escherichia coli na amostra de água.

No entanto essa verificação muitas das vezes é feita sobre os frascos de composição plástica, utilizados para coleta de amostras de água, e que na produção de alguns fabricantes esses frascos contém uma ligeira fluorescência. Percebam então o risco eminente de uma possível falsa positividade para Escherichia coli, quando esses tipos de frascos são expostos a luz UV. Sim, pois o material fluorescente que compõe o frasco reage com a exposição da luz ultravioleta, e mesmo que a amostra não esteja positiva para a Escherichia coli, pode haver a reação de fluorescência, esperada para uma amostra realmente positiva para este microrganismo.

É de fundamental importância para o sucesso de suas análises o momento de aquisição dos itens utilizados em seus testes, é muito importante conhecer a técnica a ser utilizada em seu laboratório, juntamente com as especificações dos materiais quem serão utilizados para este fim.

É uma enorme responsabilidade liberar resultados confiáveis e de qualidade! Conhecer os itens que serão adquiridos para o laboratório não é perda de tempo e sim ganho em qualidade, confiabilidade nos resultados e evita perdas financeiras !!!

editor

Os comentários estão fechados.
Desenvolvido pela Equilíbrio Digital.