Alimentação na Pandemia – Microbiológica

Alimentação na Pandemia

Alimentação na Pandemia

Imunidade é a capacidade que o nosso organismo tem de se defender dos “ataques externos” como por exemplo vírus e bactérias. O sistema imunológico é o sistema responsável por desencadear esse processo de defesa e manter assim, o equilíbrio e o bom funcionamento do corpo.

O sistema imune é constituído por células atuantes na defesa do organismo, que estão conosco desde nosso nascimento, mas que atinge sua maturidade imunológica por volta dos 12 anos e torna a apresentar “brechas” quando na terceira idade.

Uma nutrição inadequada pode interferir na modulação das respostas imunes no organismo. Por isso, é de extrema importância que o nosso organismo esteja sempre com um ótimo índice imunológico.  E para que isso aconteça, é necessário que nosso cardápio seja sempre rico em substâncias que fortaleçam nosso organismo, como por exemplo vitamina C, cobre, magnésio, zinco …  Além de uma alimentação saudável, é extremamente importante a prática regular de atividades físicas. Atividades que evitem o estresse podem ser grandes aliados para um sistema imunológico forte.

Em tempos de pandemia, muitas ofertas para manter a imunidade nos chegam como fórmulas e soluções milagrosas, contra a Covid-19, no entanto tudo  isso deve ser visto com muita cautela pois ainda não existem estudos conclusivos sobre quais alimentos estão na “linha de frente” para ajudar ao combate do Coronavírus.

A disseminação do Covid-19,  é uma preocupação global e também é um assunto que está sendo amplamente  discutido aqui no Brasil, causando divergências tanto entre estudiosos da área, governates, quanto a própria população, causando divulgação de fake news. Estas fake news acabam por deixar a população dividida, confusa e sem saber o que fazer e até mesmo correr o risco de se alimentar de forma equivocada, causando malefícios a saúde. O ideal é buscar sempre informações em órgãos competentes, nacionais e/ou internacionais (OMS, Ministério da Saúde), siga as medidas de proteção recomendadas e busque ajuda médica se for necessário.

Uma coisa é certa, se as substâncias que aumentam a imunidade não tem efeito algum para prevenir ou curar o Covid-19, pelo menos servem para a manutenção e recuperação da saúde e o funcionamento adequado de todo o corpo.

Fontes : Biologianet

               OMS – Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)

               www.saúde.gov.br

Vai aí uma dica !!! A safra do mês de agosto !!! Aproveite !!!

 

 

editor

Os comentários estão fechados.
Desenvolvido pela Equilíbrio Digital.