Nutrição Alternativa e Sustentável – Microbiológica

Nutrição Alternativa e Sustentável

Nutrição Alternativa e Sustentável

Pratos diferentes que chamam a atenção do consumidor sempre estão entrando e saindo de popularidade e do gosto do mais exigente paladar.

A indústria alimentícia sempre se inova a cada ano trazendo novidades para a mesa da população. Mas o que nós buscamos ?!

– Alimentos com maior valor agregado

– Conveniência

– Nutrição

– Estilo de vida saudável

– Segurança dos alimentos

– Sustentabilidade

– Inovação e diferenciação de produtos

Por sua vez o mercado, os chefes de cozinha e até mesmo o apreciador da uma boa refeição estão atentos as novas tendências.

Vamos ver algumas dessas tendências e ideias:

  • Mocktails

Cerca de 66% por cento dos millennials (termo usado para pessoas nascidas entre 1980 e 1995) disseram que estão fazendo um esforço consciente para reduzir o consumo de álcool, de acordo com um estudo da Nielsen.

Os mocktails são drinks sem álcool, já entraram há alguns anos nos cardápios dos bares e em 2020 continuam com muita força, também chamado de “drink para quem vai dirigir”.

Fica aqui uma ideia para incluir algumas opções nos cardápios, até porque muitos não querem deixar de frequentar bar / restaurante com os amigos mas querem tomar algo saboroso (porém sem álcool) com os amigos pois tem a consciência de que direção e álcool não combinam.

  • Proteína a base de plantas (alimentos plant based)

Não há dúvida de que proteínas à base de plantas têm um impacto ambiental bastante positivo hoje em dia.   Há um forte apelo pelo “The Veggie Movement” e estão sendo bem aceitos.

As carnes sintéticas percorrem um longo caminho em termos de sustentabilidade, mas quando se trata de quão boas elas realmente são para você, as águas começam a ficar um pouco turvas.

Os hambúrgueres já viraram opção em grandes redes de mercados e de fast food, e continuam crescendo.

  • Leite de aveia

Se você está procurando algo cremoso para adoçar seu café pela manhã e está tentando evitar o leite de amêndoa, o leite de aveia é uma ótima opção para o seu coração.

Os leites vegetais estão em alta, e o leite de aveia aparece forte nas opções de quem opta por eles.  Só cuidado para quem tem restrições alimentares !!!  Aveia contém glúten !!!

  • Ube

Se você nunca ouviu falar deste, você irá. Apelidado por alguns como o novo matcha, o inhame roxo filipino é rico em nutrientes como vitamina C, potássio, fibra e antioxidante antocianina, responsável por sua tonalidade perfeita.  É geralmente usado para fazer sobremesas na culinária filipina (bolo, pudim, flan, sorvete, …). Um exemplo fácil e rápido é cozinha-lo, amassá-lo e misturar com leite condensado.

Febre em alguns lugares dos EUA, certamente não demora muito a chegar aqui no Brasil!

  • O poder da farinha

Uma variedade de farinhas interessantes está entrando no mercado. Os próximos anos trarão farinhas de frutas e vegetais, como banana e farinha de couve-flor a granel. Os bens de consumo embalados (batatas fritas, salgadinhos e doces) estão entrando nessa tendência e começam a substituir as farinhas tradicionais pela farinha de “tigernut” – conhecida como chufa, uma raiz vegetal consumida há quatro mil anos.

  • Alimentos da África Ocidental

Os sabores tradicionais da África Ocidental estão surgindo em todos os lugares em alimentos e bebidas. O trio de tomates, cebolas e malaguetas forma a base de muitos pratos da região e amendoim, gengibre e erva-cidreira são adições comuns. As 16 nações da África Ocidental compartilham alimentos semelhantes, mas cada uma tem suas próprias especialidades baseadas em influências sutis do Oriente Médio e Europa Ocidental. As marcas estão buscando na África Ocidental seus superalimentos, como moringa e tamarindo, e cereais ainda pouco conhecidos, como sorgo, fonio (variante do painço), teff (um grão vindo da Etiópia) e milheto.

  • Tudo vira manteiga

Já viu nozes e sementes virarem manteiga? É provável que isso aconteça logo em breve! Pense em manteigas além do tahini – como manteiga de semente de melancia – e produtos sazonais como manteiga de abóbora.

Manteigas de nozes, de castanha de caju, de amêndoa, amendoim, macadâmia e até grão de bico (não, não é um novo nome para homus). Muitas marcas buscam eliminar o uso de óleo de palma ou promover uma certificação de óleo de palma de origem responsável e usar castanhas cultivadas com menos impacto ambiental.

  • Açúcares não tão simples

Para aqueles que buscam doçura fora dos suspeitos de costume, como açúcar, estévia e mel, há muito mais a escolher, seja para cozinhar, assar ou misturar no chá ou café. As reduções de xarope de fontes de frutas, como frutas de monge, romãs, coco e tâmaras, são uma maneira de adicionar sabores únicos e concentrados em receitas de sobremesas, carne e marinadas. Xaropes doces feitos de amidos como sorgo e batata doce podem ser comparados aos sabores profundos de melaço ou mel e podem ser usados para assar pratos e adoçar bebidas.

Fontes : Brazil Food Trends

               Blog Indumak

               Sebrae

               Whow.com.br/global-trends

editor

Os comentários estão fechados.
Desenvolvido pela Equilíbrio Digital.